Com a terceirização financeira da Lúmen você reduz até 60% dos custos financeiros com: capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e muito mais.
Tendo uma equipe qualificada cuidando do seu financeiro, os colaboradores não precisam ser desviados de suas atividades para realizar rotinas administrativas e financeiras. Já o dono do negócio, pode usar o seu tempo para focar no que realmente importa, o crescimento da sua empresa.
Falhas na troca de informações podem comprometer prazos e causar erros, culminando em perdas financeiras. Manter canais de comunicação ágeis e simples para dinamizar a troca de dados é essencial.
Formado em Administração, e Master Business Administration (MBA) em Controladoria, Auditoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.
Com mais de 20 anos de experiência nas áreas administrativa e financeira, atuando em empresas de grande porte brasileiras e multinacionais nas áreas de Business Intelligence, planejamento estratégico e controladoria.
Por 17 anos, até o inicio de 2021, atuou como Controller da Multinacional do ramo de turismo, a Alatur JTB Viagens e Turismo (AJ Mobilidade Corporativa).
Organização com faturamento de mais de R$1Bilhão e mais de 1.000(mil) colaboradores, umas das maiores agências de turismo corporativo do Brasil.
Fabiana Shimada Rodrigues07/08/2024 A Lúmen é a empresa certa para os empresários que querem terceirizar o departamento financeiro. Uma empresa com muita experiência, profissionalismo e dedicação! 👏🏻👏🏻👏🏻 Gustavo Terranova06/08/2024 O Marcelo da Lumen é um super profissional! Competente e pontual! Com certeza eu recomendo! Murilo Henrique Lopes Ocaña06/08/2024 Sensacional o atendimento e facilidade. Uma empresa que tem BPO Financeiro, consegue otimizar o Financeiro em todos os aspectos! Debora Tozetto06/08/2024 Serviços sensacionais para a minha empresa, mta dedicação e atenção a cada detalhe, obrigada por tudo Lumen. Juscilene Alquimim06/08/2024 Excelente profissional, super indico! Eduardo Dantas Soares06/08/2024 A Lúmen faz um papel essencial em qualquer empresa, mas principalmente nas micro e pequenas empresas. Executa o controle financeiro de maneira exímia, responsável e por um preço justo. Recomendo a todos! Alexandre Magno06/08/2024 Excelente profissional, atualizado e atencioso. Recomendo Marcelo Almeida da Lumen Consultoria para questões envolvendo a "terceirização" do departamento financeiro da empresa. Rinaldo Tsuruda05/08/2024 Excelentes profissionais e atendimento de primeira! Super recomendo.
A terceirização da Tesouraria, também conhecido como BPO (Business Process Outsourcing) gera benefícios comprovados.
De acordo com o Global Outsourcing Survey:
> 59% das empresas que já terceirizaram seu financeiro acham que o maior benefício é a redução de custos (capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e outros custos);
> 57% informam que aumentaram o foco no core business (empreendedores passam apenas 32 % do tempo focados nas funções vitais da organização). e;
> 47% relatam que resolveram os problemas de capacidade da área financeira (profissionais altamente capacitados oferecem soluções criativas e inovadoras para o controle do dinheiro da organização).
O BPO financeiro executa as rotinas de tesouraria da sua empresa, como Contas a Pagar, Contas a Receber e Gestão de Caixa. Além de contribuir com apuração de resultados, controles e indicadores financeiros e de desempenho.
Já o BPO contábil é responsável pelas obrigações para com os órgãos governamentais, gerando guias de impostos a pagar, documentos necessários para o funcionamento da empresa (licenças e alvarás) e entregando os reportes obrigatórios mensais e anuais, como ECF, DIRF, RAIS, etc.
Resumindo, o BPO Financeiro atua no suporte às operações e controle financeiro da empresa, e o BPO Contábil atua no gerenciamento, registro e reporte das informações obrigatórias aos órgãos competentes.
Geralmente o maior trânsito de documentos são os de Contas a Pagar. Estabelecemos procedimentos conforme sua empresa melhor se adaptar. Pode ser via sistema (se aplicável), pasta compartilhada em nuvem ou mesmo e-mail ou WhatsApp.
Nosso acesso à conta bancária do cliente é restrito (e deve ser assim!). Um operador bancário deve ser solicitado em nome da Lúmen, com restrição total a qualquer movimentação. Nós faremos o agendamento dos pagamentos ou transferências, mas eles só se efetivados após aprovação do nosso cliente, via aplicativo ou site do banco. Mas fique tranquilo, nosso fluxo cuidará para que nenhuma conta fique sem o pagamento no seu vencimento, evitando o pagamento de juros.
Sim! Se sua empresa já tiver um sistema implantado nós o usaremos, sem a necessidade de você ter que trocá-lo. Se ainda não tiver utilizando um sistema podemos: 1) implantar um sistema financeiro que mais se adeque a seu negócio, ou, 2) Caso não queira implementar nenhum sistema nesse momento, podemos seguir com controles em Excel (temos metodologia própria e muito eficiente), com as informações e indicadores atualizadas diariamente em pasta na nuvem, sem custos adicionais.
Sabemos perfeitamente que imprevistos e negociações de última hora acontecem. O prazo padrão solicitado para inclusão de pagamentos é de 5 dias úteis antes de seu vencimento. Claro que teremos exceções a essa regra e trataremos disso pontualmente, porém, como nosso acesso à conta é restrito (e deve ser assim), faremos o agendamento, mas o pagamento só se realizará após aprovação do cliente via aplicativo ou site do banco. O ponto de atenção aqui é se o pagamento for para o mesmo dia, por exemplo, e se ninguém aprovar o pagamento não será realizado. Nesses casos, recomendamos que pagamentos urgentes (mesmo dia) devam ser solicitados no máximo até as 10 horas da manhã, para que dê tempo de acompanharmos a aprovação. Por outro lado, gostamos de deixar o cliente a vontade para operar suas contas bancárias da forma que achar necessário, e posteriormente faremos a conciliação desses itens (que não executamos).
O escritório de Contabilidade deve enviar a informação completa do funcionário (preferencialmente em planilha) para executarmos todos os lançamentos corretamente (salários, benefícios, encargos, etc.) e o posterior agendamento do pagamento. A forma de lançamento da folha varia de sistema para sistema e de cliente para cliente. O pagamento também pode ser automatizado junto ao banco (também ajudamos nossos clientes com isso!).
Dependerá do sistema utilizado. O lançamento da venda no sistema geralmente gera o faturamento e a cobrança ao cliente que, se for o caso, e for envio por meio eletrônico não haverá custos adicionais, porém, se for envio físico (correios por exemplo) avaliaremos o procedimento e custos adicionais.
A cobrança dos recebíveis em atraso diretamente aos clientes dos nossos clientes é contratada pontualmente. Se for o caso, montaremos um conjunto uma política de cobrança com procedimentos, limites e alçadas, conforme a cultura e práticas do cliente.