Terceirização do Financeiro

Reduza até 60% dos custos financeiros da sua empresa!

Além de ser mais barato que contratar um assistente financeiro, você contará com uma equipe altamente capacitada.

Afinal, o que significa BPO?

Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócio é uma das melhores alternativas para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência em processos de negócio que demandem esforço de times como recursos humanos, vendas, backoffice, logística, desenvolvedores entre inúmeras possibilidades de usar o BPO na sua empresa.

O que o BPO Financeiro da Lúmen pode fazer
pela sua empresa:

A Lúmen executa as rotinas financeiras da sua empresa para você focar no que realmente importa: estratégia, crescimento e lucro! E você ainda ganha planejamento financeiro, indicadores financeiros e direcionamento de especialistas.

Benefícios do BPO Financeiro da Lúmen

Redução de custos

Com a terceirização financeira da Lúmen você reduz até 60% dos custos financeiros com: capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e muito mais.

Aumento da Produtividade

Tendo uma equipe qualificada cuidando do seu financeiro, os colaboradores não precisam ser desviados de suas atividades para realizar rotinas administrativas e financeiras. Já o dono do negócio, pode usar o seu tempo para focar no que realmente importa, o crescimento da sua empresa.

Terceirização Financeira

A terceirização do financeiro permite que processos como o pagamento de contas e tributos, conciliações bancárias, emissão e envio de notas ficais, bem como o registro de transações sejam feitos com mais precisão e agilidade.

Comunicação ágil

Falhas na troca de informações podem comprometer prazos e causar erros, culminando em perdas financeiras. Manter canais de comunicação ágeis e simples para dinamizar a troca de dados é essencial.

Análise de Resultados Efetivos

Por meio de indicadores de desempenho, o gestor consegue avaliar constantemente o impacto dos serviços contratados e o desenvolvimento da sua empresa.

Dados Protegidos

Todas as transações bancárias são previamente aprovadas pelo cliente (segurança com trava sistêmica).

Marcelo Jota de Almeida
CEO da Lúmen Consultoria

Formado em Administração, e Master Business Administration (MBA) em Controladoria, Auditoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.

Com mais de 20 anos de experiência nas áreas administrativa e financeira, atuando em empresas de grande porte brasileiras e multinacionais nas áreas de Business Intelligence, planejamento estratégico e controladoria.

Por 17 anos, até o inicio de 2021, atuou como Controller da Multinacional do ramo de turismo, a Alatur JTB Viagens e Turismo (AJ Mobilidade Corporativa).

Organização com faturamento de mais de R$1Bilhão e mais de 1.000(mil) colaboradores, umas das maiores agências de turismo corporativo do Brasil.

O que os clientes dizem sobre Lúmen

Peu Castro
Peu Castro
03/10/2022
A Lumen tem trazido muita ajuda e clareza para as tomadas de decisões … além disso faz um papel do financeiro mesmo da empresa, onde é fundamental para que o empreendedor possa focar em vendas, no crescimento e ajustes da operação! 👏👏👏👏
Marcos Porangaba
Marcos Porangaba
11/06/2022
Contratamos para revisar todo nosso planejamento estratégico e gostamos muito da consultoria. Tudo apresentado cheio de detalhes, análises e planilhas bem elaboradas. Gosto e recomendo!
Catiane Carvalho da Silveira
Catiane Carvalho da Silveira
04/05/2022
Excelente profissional, ótimas explicações com muita dedicação e seriedade no que faz. Muito obrigada.
Rosana Grilli
Rosana Grilli
02/05/2022
A Lúmen está proporcionando o que a Contenta360 mais precisa nesse momento, tempo para focar no nosso negócio! Equipe muito competente e experiente, trazendo expertise para o negócio sem termos que contratar recursos próprios para a área que é fundamental, mas não é o core.
Flavia Novi
Flavia Novi
23/03/2022
Marcelo e equipe!! Só agradecimentos por todo o trabalho, esforço, paciência e profissionalismo que vcs têm conosco! É extremamente reconfortante saber que nossa empresa esta sendo “cuidada” por uma equipe tão séria e comprometida! Muito obrigada!
Renato Nascimento
Renato Nascimento
25/08/2021
Indicadores claro e de fácil entendimento e um ótimo planejamento estratégico com visão para o futuro. Recomendo. Ótimos profissionais.
William Silva
William Silva
25/08/2021
Excelente profissional, com ótimas definições estratégica descomplicadas onde podemos visualizar planos de rentabilidade e crescimento seguro do nosso negócio! Recomendo está consultoria!
Paulo Carpinelli
Paulo Carpinelli
25/08/2021
Excelentes Profissionais! Recomendo!!!

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Caso prefira você pode entrar em contato pelo nosso telefone.

Perguntas Frequentes (F.A.Q)

 A terceirização da Tesouraria, também conhecido como BPO (Business Process Outsourcing) gera benefícios comprovados.
De acordo com o Global Outsourcing Survey:
> 59% das empresas que já terceirizaram seu financeiro acham que o maior benefício é a redução de custos (capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e outros custos);
> 57% informam que aumentaram o foco no core business (empreendedores passam apenas 32 % do tempo focados nas funções vitais da organização). e;
> 47% relatam que resolveram os problemas de capacidade da área financeira (profissionais altamente capacitados oferecem soluções criativas e inovadoras para o controle do dinheiro da organização).

 O BPO financeiro executa as rotinas de tesouraria da sua empresa, como Contas a Pagar, Contas a Receber e Gestão de Caixa. Além de contribuir com apuração de resultados, controles e indicadores financeiros e de desempenho.
Já o BPO contábil é responsável pelas obrigações para com os órgãos governamentais, gerando guias de impostos a pagar, documentos necessários para o funcionamento da empresa (licenças e alvarás) e entregando os reportes obrigatórios mensais e anuais, como ECF, DIRF, RAIS, etc.
Resumindo, o BPO Financeiro atua no suporte às operações e controle financeiro da empresa, e o BPO Contábil atua no gerenciamento, registro e reporte das informações obrigatórias aos órgãos competentes.

Geralmente o maior trânsito de documentos são os de Contas a Pagar. Estabelecemos procedimentos conforme sua empresa melhor se adaptar. Pode ser via sistema (se aplicável), pasta compartilhada em nuvem ou mesmo e-mail ou WhatsApp.

Nosso acesso à conta bancária do cliente é restrito (e deve ser assim!). Um operador bancário deve ser solicitado em nome da Lúmen, com restrição total a qualquer movimentação. Nós faremos o agendamento dos pagamentos ou transferências, mas eles só se efetivados após aprovação do nosso cliente, via aplicativo ou site do banco. Mas fique tranquilo, nosso fluxo cuidará para que nenhuma conta fique sem o pagamento no seu vencimento, evitando o pagamento de juros.

Sim! Se sua empresa já tiver um sistema implantado nós o usaremos, sem a necessidade de você ter que trocá-lo. Se ainda não tiver utilizando um sistema podemos: 1) implantar um sistema financeiro que mais se adeque a seu negócio, ou, 2) Caso não queira implementar nenhum sistema nesse momento, podemos seguir com controles em Excel (temos metodologia própria e muito eficiente), com as informações e indicadores atualizadas diariamente em pasta na nuvem, sem custos adicionais.

 Sabemos perfeitamente que imprevistos e negociações de última hora acontecem. O prazo padrão solicitado para inclusão de pagamentos é de 5 dias úteis antes de seu vencimento. Claro que teremos exceções a essa regra e trataremos disso pontualmente, porém, como nosso acesso à conta é restrito (e deve ser assim), faremos o agendamento, mas o pagamento só se realizará após aprovação do cliente via aplicativo ou site do banco. O ponto de atenção aqui é se o pagamento for para o mesmo dia, por exemplo, e se ninguém aprovar o pagamento não será realizado. Nesses casos, recomendamos que pagamentos urgentes (mesmo dia) devam ser solicitados no máximo até as 10 horas da manhã, para que dê tempo de acompanharmos a aprovação. Por outro lado, gostamos de deixar o cliente a vontade para operar suas contas bancárias da forma que achar necessário, e posteriormente faremos a conciliação desses itens (que não executamos).

 O escritório de Contabilidade deve enviar a informação completa do funcionário (preferencialmente em planilha) para executarmos todos os lançamentos corretamente (salários, benefícios, encargos, etc.) e o posterior agendamento do pagamento. A forma de lançamento da folha varia de sistema para sistema e de cliente para cliente. O pagamento também pode ser automatizado junto ao banco (também ajudamos nossos clientes com isso!).

Dependerá do sistema utilizado. O lançamento da venda no sistema geralmente gera o faturamento e a cobrança ao cliente que, se for o caso, e for envio por meio eletrônico não haverá custos adicionais, porém, se for envio físico (correios por exemplo) avaliaremos o procedimento e custos adicionais.

A cobrança dos recebíveis em atraso diretamente aos clientes dos nossos clientes é contratada pontualmente. Se for o caso, montaremos um conjunto uma política de cobrança com procedimentos, limites e alçadas, conforme a cultura e práticas do cliente.